A experiência contemporânea da política entre jovens brasileiros – Janice Tirelli Ponte de Sousa (Org.)

RESUMO:
A partir da seleção de movimentos, coletivos e organizações que atuam no sul do Brasil, com uma organização de abrangência nacional, o estudo publicado neste livro analisa a sociabilidade política de jovens presentes em organizações independentes e de resistência social originada na rebeldia anticapitalista. Esses movimentos juvenis correm ao largo das relações político-institucionais e são parte do campo de luta que se confronta com o poder do Estado. No geral, são contra o governo e agem sob uma agenda que não se limita a acompanhar a lógica da realpolitik, que estabelece política, social e juridicamente como deve agir uma oposição política.

Nessa juventude e em seus coletivos buscaram-se subsídios para a compreensão da experiência da política entre os jovens brasileiros e dos desdobramentos decorrentes das relações coletivas além dos marcos das instituições normativas modernas, ou seja, nas ações políticas que adquirem um sentido singular, mas não menos comprometido como instrumento de uma coletividade, o que tem um valor político claro. Foi tomada como referência a Sociologia Crítica, com o propósito de olhar a sociedade da perspectiva de jovens como sujeitos centrais diante das relações sociais mais amplas e identificar as especificidades da categoria social a que pertencem enquanto grupo social, os sentidos de sua preocupação em relação ao mundo adulto e do tempo histórico.

CURRÍCULO:
Janice Tirelli Ponte de Sousa. Professora associada ao Departamento de Sociologia e Ciência Política e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela Universidade Complutense de Madri. Membro do Núcleo de Estudos da Educação e Juventude Contemporânea da UFSC (Nejuc). Autora do livro Reinvenções da utopia: a militância política de jovens nos anos 90 e coordenadora, com Luís Antonio Groppo, do livro Dilemas e contestações das juventudes no Brasil e no mundo. Organizadora de periódicos sobre o tema da juventude e autora de diversos artigos em periódicos especializados sobre o tema.