O processo de expansão capitalista da Amazônia Legal brasileira identifica-se pela lógica do servir ao mercado mundial. O projeto ali instalado apresenta-se em duas fases: na primeira, a indústria de transformação madeireira faz o aproveitamento econômico das árvores e, na segunda, efetiva-se a entrada das monoculturas, principalmente de soja e gado bovino. A força de trabalho passa a fazer parte da estratégia de acumulação e vai oxigenar os projetos por intermédio de sua força de laboração.
Nesse processo, as táticas são de superexploração e se identificam pela intensificação, pelo prolongamento e pela redução dos salários. A região, sendo parte do capitalismo periférico, também retira parte do valor destinado à subsistência e procriação da classe trabalhadora. Ela encontra os limites no acesso aos meios necessários para viver com dignidade, e passa a se desenvolver por meio de um quadro de marginalização e desprovimento. Esses pobres e miseráveis são frutos da desordem social imposta na região através do capital concentrador e, hoje, as elites têm vergonha e medo de sua própria criação.

Autor:
Fiorelo Picoli. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Sinop, no Departamento de Administração. Doutor em Administração e Direção de Empresas pela Universidade de León, Espanha. Título revalidado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do projeto de pesquisa e extensão do CEACD. Coordenador de grupo de pesquisas em Gestão de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Mato-grossense (GEEDAM), no CNPq.
Tem 15 livros publicados: sete individuais pela Série Amazônia – Amazônia: do mel ao sangue; Amazônia: a ilusão da terra prometida; Amazônia: o silêncio das árvores; Amazônia: pegadas na floresta; Amazônia e o capital; O capital e a devastação da Amazônia e Amazônia: desarrollo y expropriación – e oito através da organização e coautoria.

capa fiorelo

Uma ideia sobre “AMAZÔNIA: Pegadas na Floresta – Uma abordagem da superexploração da força de trabalho | Fiorelo Picoli