Crítica à privatização do Ensino Superior no Brasil – Mauri Antonio da Silva (org.)

Este livro estimula a reflexão a respeito da importância da educação pública em nossa sociedade e das lutas contra todas as formas de mercantilização do conhecimento. Os autores criticam o caráter privatizante do Projeto de Lei da Câmara (PLC 1/2013), conhecido como Lei das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES); argumentam que todas as universidades instituídas pelo poder público são públicas; defendem as liberdades sindicais e a luta pela melhoria das condições de trabalho dos docentes; e reivindicam a publicização e a plena democratização das instituições de ensino superior. No desenvolvimento dessas ideias, enxerga-se a educação como uma mediadora no interior da prática social que tem como objetivo a transformação estrutural da sociedade.

Mauri Antonio da Silva. Graduado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Traba- lhou como professor na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço
Social da UFSC e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Questão Social na América Latina (NEPTQSAL). E-mail: mauri.silva19@gmail.com.

Crítica à privatização do Ensino Superior – Mauri Antonio da Silva (org.) by editoriaemdebate