A cultura do trabalho em Jaraguá do Sul: Um estudo sobre as trabalhadoras da indústria têxtil-vestuarista – Melissa Coimbra

A pesquisa documentada neste livro volta-se para as trajetórias laborais das trabalhadoras que atuam na indústria têxtil-vestuarista de Jaraguá do Sul (SC) da perspectiva de gênero e da dimensão étnica, considerando as mudanças históricas estruturais e os impactos da reestruturação produtiva a partir dos anos 1990.
Analisa-se como a cultura do trabalho, pautada em especificidades étnicas, se entrelaça com as questões de gênero no interior da fábrica e fora dela. Entre os principais impactos da reestruturação produtiva, destaca-se o trabalho informal presente por meio das facções de costura, em que mulheres, e muitas vezes crianças, têm uma carga de trabalho ininterrupta na própria residência.
Tais impactos geraram mudanças nas relações de trabalho, gênero e etnicidade, sendo que este último é um dos elementos constituintes da cultura do trabalho na região.

Melissa Coimbra. Licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela UFSC. Especializou-se em Educação, Sociedade e Cultura na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e é mestra em Sociologia Política (UFSC). Participou do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS), pesquisando o ensino de Sociologia aplicado ao Ensino Médio. Possui experiência com educação a distância como tutora na disciplina de Educação e Sociedade na UFSC e como professora tutora de Antropologia Social na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Lecionou Sociologia no Senai de Jaraguá do Sul. É professora efetiva de Sociologia do Estado de Santa Catarina.

A cultura do trabalho em Jaraguá do Sul: Um estudo sobre as trabalhadoras da indústria têxtil-vestuarista - Melissa Coimbra

A cultura do trabalho em Jaraguá do Sul: Um estudo sobre as trabalhadoras da indústria têxtil-vestuarista by editoriaemdebate