Gramsci, transição social e educação: Notas para uma reflexão crítica – Paulo Sergio Tumolo

O livro discute a posição de vários autores que têm defendido propostas escolares para a realidade atual sob a óptica da categoria gramsciana de “fórmula da hegemonia civil”. Com esse intuito, examina a “fórmula da revolução permanente”, elaborada por Marx/Engels, e a “fórmula da hegemonia civil”, esboçada por Gramsci, recuperando o contexto histórico no qual foram produzidas, a fim de analisar a diferença entre elas, até chegar à conclusão de que essas duas fórmulas foram elaboradas como resposta histórica às suas respectivas realidades, e como estas eram distintas, isso implicou diferentes formulações estratégicas. Como decorrência, constata que as propostas escolares empreendidas por Gramsci estão relacionadas à sua “fórmula da hegemonia civil”, e sendo esta elaborada no contexto daquela determinada realidade, então a proposta gramsciana de escola é relativa àquela realidade. Conclui que a realidade atual é distinta daquelas analisadas por Marx/Engels e Gramsci, o que demonstra o equívoco da transposição da “fórmula da hegemonia civil” e das propostas gramscianas de escola para o período contemporâneo, pois tanto a fórmula estratégica como a proposta de escola para a sociedade atual têm de ser elaboradas como resposta histórica a essa realidade concreta.

Paulo Sergio Tumolo é professor do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Graduou-se em Filosofia pela PUC-MG e fez mestrado e doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação na PUC-SP. Atua na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Membro do coletivo 13 de Maio-NEP (Núcleo de Educação Popular). É autor e coautor de vários livros e tem publicado inúmeros artigos em revistas de diversas áreas das ciências humanas. E-mail: paulo.tumolo@ufsc.br.

Gramsci, transição social e educação: Notas para uma reflexão crítica - Paulo Sergio Tumolo

Gramsci, transição social e educação: Notas para uma reflexão crítica by editoriaemdebate