Editoria Em Debate

Galeria de Arte 2016 - Obra: Essência

trabalho sociedade

Essência

O instrumento registra o momento, congela o tempo. Permite a averiguação não natural do instante, de tal sorte a permitir que se contemplem os mais finos detalhes que escapam aos olhos mais atentos. Controlar o instrumento confere a seu operador uma capacidade ímpar de construir uma narrativa, tanto sobre a forma como é realizada como sobre os resultados únicos obtidos pelo olhar individual. A linguagem age como a essência do ato fotográfico. Podemos definir trabalho como um conjunto de determinadas atividades ou ações para que se atinja um determinado fim. Entretanto, tal definição é estéril ao ser comparada com a práxis cotidiana responsável por prover o sustento de cada indivíduo, uma vez que toda essa motricidade advém da necessidade da venda de sua força para transformar ou criar. O ser humano é a essência de todo e qualquer trabalho. A construção de uma narrativa fotográfica a respeito do trabalho é uma jornada através das relações sociais que o regem. É interpretar a essência humana expressa por meio de suas ações que permitirão a transformação da natureza.

Sobre o Artista

Vinicius Nakandakari

Sobre: Nascido em Bauru, interior de São Paulo, sempre fui intrigado com instrumentos ópticos. Entre binóculos e câmeras (amadoríssimas), tive como hobby observar o mundano. Por mais caros que fossem os processos e tão simples os resultados obtidos, meu pai jamais deixou de incentivar a prática. Ao me mudar para Santa Catarina, passei a me interessar pelos assuntos que envolvessem questões sociais ao manter contato com um grande professor de Sociologia. Entre conversas de corredor, leituras e discussões, passei a utilizar do instrumento como uma nova forma de comunicação. Fotografar as ruas, pessoas e seus trabalhos foi além de uma mudança de interesse fotográfico: A dialética revolucionava a forma de ver e compreender as imagens e os significados atribuídos em cada captura.

Link: Flickr

Conheça a ED: Editoria Em Debate

Projeto de Extensão Editoria Em Debate: Desenvolver e aplicar recursos de publicação eletrônica para revistas, cadernos, coleções e livros que possibilitem o acesso irrestrito e gratuito aos trabalhos de autoria dos membros dos núcleos, laboratórios e linhas de pesquisa da UFSC e de outras instituições, conveniadas ou não, sob a orientação de uma Comissão Editorial.

• Publicar, sob demanda, versões impressas do que for compatível com o objetivo acima, além de incluir, sob responsabilidade da editoria, a revista eletrônica Em Debate e demais publicações e edições que forem definidas pela Comissão Editorial.

A iniciativa partiu da constatação de que muito do que é produzido na universidade não é publicado por falta de oportunidades editoriais, tanto em editoras comerciais como em editoras universitárias, cujas limitações orçamentárias não permitem acompanhar a demanda existente.

Dentre as muitas consequências desta realidade, destacam-se a limitação em acessar novos conhecimentos por parte de estudantes, pesquisadores e leitores em geral e, ainda, prejuízos aos autores, visto a tendência de pontuar a denominada produção intelectual pelas publicações.

O público a ser atendido, dado o teor das publicações, deve estar ligado às ciências humanas, incluindo professores e alunos do ensino médio.

O projeto de extensão Editoria Em Debate é desenvolvido no Laboratório de Sociologia do Trabalho (www.lastro.ufsc.br), do departamento de Sociologia e CiênciaPolítica da UFSC.