Precarização e trabalho decente nas cadeias produtivas globais

RESUMO
As cadeias produtivas globais têm promovido alterações no estatuto do trabalho. Os processos de terceirização e quarteirização da força de trabalho impõem desafios para o protagonismo sindical. Nesse contexto, novas modalidades emergem como possíveis parâmetros para a criação de melhores empregos, com respeito aos direitos fundamentais dos trabalhadores em direção à noção de trabalho decente da OIT. O livro aborda a experiência da multinacional Inditex e os limites e avanços em matéria de responsabilidade social empresarial e trabalho decente. Como resultado principal, mostra que a pulverização descontrolada da cadeia produtiva é um dos elementos-chave do modelo fast-fashion, que promove, de um lado, a roupa de baixo custo e, de outro, a precarização e a escravidão contemporânea.

CURRÍCULO
Caroline da Graça Jacques. Pós-doutora em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica. É docente na Unesc. E-mail: caroljacques24@gmail.com

Precarização e trabalho decente nas cadeias produtivas globais by editoriaemdebate on Scribd