A Violência e o Poder de Destruição do Capital na Amazônia | Fiorelo Picoli

A Violência e o Poder de Destruição do Capital na Amazônia
Autor – Fiorelo Picoli

Sinópse
O livro trata sobre a violência estabelecida pelo capital na Amazônia Brasileira, através dos relacionados poderes políticos, econômicos e representações do Estado. Esse conjunto dominador em muitas oportunidades pode ser identificado e confundido como parte integrante do crime organizado nesse espaço regional. Além de estabelecerem o domínio através da violência física e psicológica aos demais atores sociais, também transformam em benefícios próprios as instâncias do Estado. Os governos através de suas instâncias são propositalmente arbitrários na proteção do capital na região, e colocam-se contrários na proteção dos trabalhadores e dos movimentos sociais. No local, por ser periferia do capital, as possibilidades de silenciar o coletivo se multiplicam através da superexploração da mão de obra. Neste sentido, as ações colocadas em prática são na certeza da impunidade e também com a confiança que o crime compensa. Assim, em não raras oportunidades são usadas as práticas irregulares como corretas e éticas e as vitimas desse processo são as questões ambientais, as econômicas, as culturais, a força de trabalho e as causas sociais coletivas. O resultado desse projeto é para beneficiar o extrativista mineral e florestal, bem como as monoculturas de mercado, para serem criadas duas classes sociais muitos pobres marginalizados e despossuídos e poucos ricos concentrando as terras e a renda local.

Fiorelo Picoli. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, no Departamento de Administração. Doutor em Administração e Direção de Empresas pela Universidade de León – Espanha. Titulo revalidado pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pós-doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Membro do projeto de pesquisa e extensão do CEACD. Coordenador de grupo de pesquisas em Gestão de estudos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia mato-grossense – GEEDAM, no CNPQ. Livros publicados através da Série Amazônia: Amazônia: do mel ao sangue; Amazônia: a ilusão da terra prometida; Amazônia: o silêncio das árvores; Amazônia: pegadas na floresta; Amazônia e o Capital; O capital e a devastação da Amazônia e Amazônia: desarrollo y expropriación. Também várias obras através da organização e co-autoria. Contatos com autor e-mail: fiorelop@hotmail.com

capa_fiorelo

Download PDF (link alternativo)

Visualização (alternativo):