Conhecer, pensar, viver… a filosofia na sala de aula | Antônio José Lopes Alves | Sabina Maura Silva

O esclarecimento do que constitui o elemento peculiar que distingue a Filosofia das outras áreas da cultura presentes na vida escolar, por meio dos mais diversos conteúdos disciplinares, aparece como uma condição necessária à sua transmissão e abordagem. Não se trata somente de discutir a Filosofia em-si, com o conjunto de suas pressuposições e modos de operação, mas também o de seu lugar na educação. Evidentemente, a posição da interrogação pela definição do filosofar é o ponto de partida, tendo em vista, no entanto, a demanda de situá-lo adequadamente no espaço institucional e pedagógico delimitado pelo âmbito escolar. Esta definição precisa ser desdobrada no sentido de abranger a relação do pensar com o ensinar.

ANTONIO_SABINA-CONHECER-PENSAR-VIVER-1