Ditadura, Repressão e Conservadorismo | Fernando Ponte e Michel Silva

Este volume reúne textos que discutem e problematizam algumas práticas e representações conservadoras produzidas ao longo do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Em alguns casos, esse conservadorismo engendrou ações repressivas, visando conter as ações políticas de movimentos populares ou de grupos de esquerda, redundando em fenômenos ditatoriais, como no Brasil com o golpe de 1964. Os ensaios tratam de diferentes facetas do conservadorismo, entendendo-o como fenômeno contraditório e plural e cujas manifestações não seguem um esquema definido ou uma lógica estabelecida, mas que, partindo das contradições de cada realidade particular, produzem processos particulares. Esses fenômenos se misturam e se intercalam, produzindo mobilizações e manifestações ideológicas completamente novas, a cada conjuntura ou a cada situação nacional específica.

Autores:
Fernando Ponte de Sousa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do Laboratório de Sociologia (LASTRO/UFSC).

Michel Goulart da Silva. Historiador. Mestrando em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

capa michel ponte

Uma ideia sobre “Ditadura, Repressão e Conservadorismo | Fernando Ponte e Michel Silva

1. Pingback: Bibliografia especializada | Memorial dos Direitos Humanos