A formação sindical das Comisiones Obreras (CCOO) da Espanha: trajetória histórica e mudanças – Paulo Sergio Tumolo
Sinopse
As Comisiones Obreras (CCOO) da Espanha surgiram no final da década de 1950 como um movimento espontâneo de trabalhadores, construíram uma das mais importantes e ricas experiências político-sindicais e se converteram, atualmente, na maior organização sindical daquele país. Este livro dedica-se à análise da política de formação sindical das CCOO e estabelece uma relação entre essa formação e sua trajetória política. Pelo itinerário histórico e as posições políticas das CCOO, o autor também traça um paralelo entre essa organização e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) brasileira.
Sobre o autor
Paulo Sergio Tumolo. É professor do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Graduou-se em Filosofia pela PUC-MG e fez mestrado e doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação na PUC-SP. Atua na linha de pesquisa Trabalho e Educação e participa do GT Trabalho e Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), do qual foi coordenador em 2001 e 2002. Membro do coletivo 13 de Maio-NEP (Núcleo de Educação Popular) e, desde 1980, desenvolve um trabalho de formação de militantes de movimentos sociais brasileiros. Foi diretor da APUFSC, quando era seção sindical do ANDES. É autor do livro Da contestação à conformação – a formação sindical da CUT e a reestruturação capitalista. E-mail: tumolo@ced.ufsc.br.
Clique no link para fazer o download:
Visualização (ISSUU):
Visualização (Scribd):
A formação sindical das Comisiones Obreras (CCOO) da Espanha: trajetória histórica e mudanças – Paulo Sergi… by editoriaemdebate