Memória Viva
Relatório I
Organizadores – Fernando Ponte de Sousa, Valcionir Corrêa e José Carlos Mendonça
Sinópse
A pesquisa Memória Viva, parte do Memorial dos Direitos Humanos (MDH), tem por objetivo constituir um acervo de documentos escritos e audiovisuais estruturados com depoimentos e entrevistas de sujeitos que vivenciaram movimentos e manifestações de resistência organizada, e dela fizeram parte, no estado de Santa Catarina durante o período da ditadura civil-militar 1964/1985.
Foram realizadas 12 entrevistas com estudantes, à época, professores, sindicalistas, militantes políticos, jornalistas. Homens e mulheres, pais e filhos, catarinenses ou não, que de alguma forma e durante algum momento desses 21 anos de regime político ditatorial confrontaram-se com a ditadura brasileira, expressando seu desejo de liberdade e arcando com perseguições, mais ou menos explícitas, do aparato repressivo estatal. As prisões, torturas, perseguições políticas, violações sistemáticas de direitos humanos elementares não se restringiram à capital de Santa Catarina e estiveram também presentes, em menor grau, em várias cidades e regiões do estado catarinense.
Sobre os autores
Fernando Ponte de Sousa. Graduado em Sociologia Política (Escola de Sociologia Política de São Paulo), mestre e doutor em Psicologia Social (PUC-SP). Fez pós-doutorado em Sociologia Política na Universidade Complutense de Madri. Trabalhou na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde foi reitor, eleito diretamente pela comunidade universitária (1986). Desde 1993 leciona na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política. Coordenador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e do Memorial dos Direitos Humanos (MDH). Autor de Histórias inacabadas – um ensaio de psicologia política (Editora da UEM) e Política de memória histórica (Editoria Em Debate).
Valcionir Corrêa é Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Atualmente, está como Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC (Subst.). Atua como pesquisador, extensionista e técnico no Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/CFH/UFSC) e no Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS/UFSC/SED).
José Carlos Mendonça. Graduado em História e Direito e mestre em Sociologia Política. Atualmente, é doutorando em Ciências Sociais (Unicamp). Também desenvolve trabalhos como técnico e pesquisador no Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (LASTRO/UFSC) e atua como coeditor da Revista Em Debate. Autor do livro Além de partidos e sindicatos: organização política em Anton Pannekoek (editado pela Achiamé em 2011).
Clique no link para fazer o download:
Download PDF (link alternativo)
Visualização (alternativo):
Pingback: Bibliografia especializada | Memorial dos Direitos Humanos