1964: O Golpe Contra a Democracia e as Reformas – Caio Navarro de Toledo (Org.)

Os ensaios que compõem este livro abordam diferentes aspectos da conjuntura política e social que desembocou no golpe de Estado que pôs termo à democracia política de 1946 e impediu a realização das reformas socioeconômicas reivindicadas, nos anos 1950 e 1960, por amplos e significativos setores da sociedade brasileira.
Todos os autores estão convencidos de que, nos “tempos de Goulart”, o Brasil começava a ficar “irreconhecivelmente inteligente” na medida em que nele ocorria um rico debate político, inéditas experiências culturais e uma crescente participação de novos protagonistas na vida social do país.
A ditadura militar que resultou do golpe de 1964 implicou um amplo e incomensurável retrocesso econômico, político e cultural da sociedade brasileira.

Caio Navarro de Toledo. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, de Assis (SP), campus da Unesp. Professor aposentado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Escreveu sobre 1964, entre outros, O governo Goulart e o golpe de 64 (18. ed., Brasiliense, 2014) e 1964: o golpe contra a democracia e as reformas (org., 3. ed., Editora da Unicamp, 2014. Membro da Comissão da Verdade e Memória “Octávio Ianni” da Unicamp e um dos editores do blog marxismo21.

caio_capa

1964: O Golpe Contra a Democracia e as Reformas by editoriaemdebate