A escola e a exploraçao do trabalho infantil na fumicultura catarinense

RESUMO
Este livro aborda as circunstâncias em que a exploração do trabalho infantil e a ajuda da criança ocorrem na fumicultura catarinense e se relacionam com a escolarização. Além de um estudo bibliográfico e de uma análise documental, foram feitas entrevistas e análise de 1.080 desenhos e redações de crianças e adolescentes. Ao escutá-los, constatou-se que eles realizam inúmeros trabalhos rurais e domésticos, combinados em formas familiares e não familiares. Concluiu-se que, se por um lado a sociedade coloca o problema do trabalho infantil como algo a ser resolvido pela escolarização, pela legislação e pelas políticas públicas, por outro tais ações têm se mostrado incapazes de solucionar os problemas cuja origem está entranhada nas relações contraditórias que submetem o trabalho ao capital.

CURRÍCULO
Soraya Franzoni Conde. Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação, mestre em Sociologia Política e graduada em Pedagogia pela UFSC. Fez doutorado sanduíche em Portugal em 2009. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho, no qual coordena o Grupo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Infância. Participa do Núcleo de Estudos sobre a Criança e a Adolescência da UFSC. E-mail: sorayafconde@gmail.com

A ESCOLA E A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NA FUMICULTURA CATARINENSE by editoriaemdebate on Scribd