Leituras do mundo do trabalho: um olhar sociológico – Maria Soledad Etcheverry Orchard, Laura Senna Ferreira (Organizadoras)

Leituras do mundo do trabalho: um olhar sociológico - Maria Soledad Etcheverry Orchard, Laura Senna Ferreira (Organizadoras)

Resumo:
Na virada do século XX para o XXI, no âmbito das cadeias produtivas globais, os trabalhadores têm vivenciado uma maior instabilidade e insegurança em contextos de intensificação da flexibilização do trabalho. Ofuscam-se as fronteiras entre trabalho e não trabalho, impactando as identidades laborais. Os artigos desta coletânea analisam processos de precarização do trabalho, bem como o compromisso com a promoção do trabalho decente no campo das políticas públicas e das experiências autogestionárias. Analisam-se profissionais da saúde, designers, deficientes, músicos, jornalistas, mecânicos e operários têxteis, demonstrando que tanto o setor de serviços como a esfera industrial estão submetidos à intensificação da produtividade. Em todos esses contornos laborais emerge uma ideologia do trabalho que reforça saídas individuais para crises que são de fato de ordem coletiva.

Minicurrículos
Laura Senna Ferreira. Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: laurasennafe@hotmail.com. Maria Soledad Etcheverry Orchard. Professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: maria.soledad@terra.com.br.

Capa:

Leituras do mundo do trabalho: um olhar sociológico by editoriaemdebate