Terrorismo de Estado: a tortura como uma das formas de sua expressão – Sabrina Schultz

Terrorismo de Estado: a tortura como uma das formas de sua expressão - Sabrina Schultz

RESUMO
A atualidade e a recorrência com que a tortura é empregada pelo aparato estatal brasileiro compõem o tema deste livro. Essa violência é sentida, sobretudo, pelos grupos marginalizados da sociedade, adquirindo contornos de um terrorismo de Estado. Parte-se de uma análise mais ampla da violência perpetrada pelo Estado, em detrimento de abordagens que tratam os casos de tortura como eventual transgressão aos direitos humanos por parte de agentes públicos. Desse modo, são destacados o complexo das relações sociais sob o capitalismo dependente e o próprio processo histórico que oportuniza a perenidade da tortura no Brasil.

CURRÍCULO
Sabrina Schultz. Graduada em Ciências Sociais e mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Sociologia na rede estadual de educação de Santa Catarina, em cargo efetivo. Atua como pesquisadora voluntária no Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), vinculada ao Memorial dos Direitos Humanos/UFSC. E-mail: sabridina@gmail.com.

Capa:

Clique no link para fazer o download:

Visualização (ISSUU):

Visualização (Scribd):

Terrorismo de Estado: a tortura como uma das formas de sua expressão