Autogestão, Cooperativa, Economia Solidária: Avatares do Trabalho e do Capital | Maurício Sardá de Faria

Se o sistema de exploração na forma efetiva de capital, a forma salarial, está parcialmente em ruínas, não significa o mesmo da centralidade do trabalho, como vaticinaram teóricos e ideólogos pós-modernos – embora agora silenciem face o quase consenso em torno da busca de políticas por mais empregos precarizados, como proposições que ganham praticamente todos os governos do capitalismo tardio e dependente.
Quase consenso porque os autores mais críticos e criteriosos, e as práticas experimentadas por incontáveis trabalhadores em diferentes partes do mundo, lembram que a possibilidade de auto-organização dos trabalhadores persiste como renovada.
Este é um dos méritos do livro do professor Maurício Sardá de Faria: coloca na ordem do dia a autogestão, o cooperativismo e outras formas de solidariedade, por dentro e para além do capital.

Autor
Maurício Sardá de Faria realizou seus estudos universitários na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo a graduação e o mestrado em Administração e o doutorado em Sociologia Política no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGS/UFSC), participando do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/UFSC).
Atuou na Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) durante o governo Lula, assumindo a Coordenação Geral de Promoção e Divulgação (CGPD) e a Diretoria de Estudos e Divulgação (DED).
Atualmente é professor adjunto no Departamento de Tecnologia e Gestão (DTG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa/PB, e participa da coordenação da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES/UFPB).

capa mauricio

Visualização: