Centralidade Epistêmica do Trabalho: Ideologia e Suprassunção Teórica | Henrique de Campos Porath

As reflexões presentes nesta dissertação procuram apresentar, sustentados na forma trabalho, parâmetros para comunicar criticamente teorias sobre a sociedade. Ao tomar ação humana como um pôr teleológico, desdobra-se o conceito para atingir outro: ideologia. Assim fazendo, torna-se possível anunciar a necessidade da realização de um trabalho criterioso de desenvolvimento teórico, capaz de conjugar (e refutar) as diferentes perspectivas da pesquisa crítica no campo das ciências sociais. Nesse desenvolvimento os alicerces são encontrados, majoritariamente, na ontologia crítica de György Lukács, baseada, por sua vez, nos escritos de Karl Marx.

Autor
Henrique de Campos Porath. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina defendendo monografia sob o título “Um diálogo entre Stutchka e Pachukanis para uma Teoria Geral do Direito”. Mestre em Sociologia Política pela mesma universidade apresentando esta dissertação para obtenção do título.

capa henrique

Clique no link abaixo para fazer o download:

Download PDF (link alternativo)

Visualização (alternativo):