Dilemas e contestações das juventudes no Brasil e no mundo | Janice Tirelli Ponte de Sousa e Luís Antonio Groppo

Longe do retrato de uma juventude em geral, a um tempo abstrata e irreal, e diferente do levantamento de um grupo juvenil definido, esta obra apresenta ensaios e pesquisas sobre juventudes específicas no contexto brasileiro e no mundo.
São tratados aqui três aspectos sobre os jovens: a diversidade das suas vivências (no tempo e no espaço); a sua inserção nas estruturas da vida social, como produto de uma cultura violenta e objeto de formação educativa para o mundo do trabalho; a sua contestação política e recusa do establishment, revelando uma consciência deste mundo que pouco tem a lhes oferecer além da repetição de uma ordem já definida.

Organizadores:
Janice Tirelli Ponte de Sousa. Professora associada do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora pela Universidade Complutense de Madri. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Juventude Contemporânea do PPGSP da UFSC. Autora do livro Reinvenções da Utopia – A militância política de jovens nos anos 90 (Ed. Hacker/Fapesp, 1997) e de diversos artigos em periódicos especializados.

Luís Antonio Groppo. Professor do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Pes­­qui­sador do CNPq. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Uni­camp). Autor de Juventude: ensaios sobre Sociologia e História das Juventudes Modernas e Con­tem­porâneas (Difel, 2000), Uma onda mundial de revoltas: movimentos estudantis de 1968 (Unimep, 2005), Autogestão, universidade e movimento estudantil (Au­­­­­­­to­­res Associados, 2006) e Sociedade civil e educação (co­autoria com Marcos Francisco Martins, Autores Associados, 2010).

capa janice
Crédito da imagem da capa: Yamandú Canosa