Iraldo Matias – Projeto e revolução: Do fetichismo à gestão, uma crítica à teoria do design

Neste livro o autor analisa a natureza contraditória da atividade criativa aplicada à produção material humana, conhecida como design industrial. Surgido da divisão social do trabalho, ligado historicamente à produção industrial capitalista, em determinados momentos da história do design surgem “fissuras emancipatórias” que, em última instância, não conseguem romper com a lógica contraditória da mercadoria, tampouco com a rigidez tecnocrático-gestorial da organização capitalista do processo de produção/circulação. Valorizando momentos em que a atividade de projeto se posicionou ao lado do proletariado na luta de classes, este trabalho encerra com uma reflexão sobre as possibilidades históricas para o campo do projeto, numa possível transição para o comunismo. Pretende-se, assim, contribuir com o desenvolvimento de uma teoria do design crítica, comprometida com uma transformação estrutural da sociedade.

Iraldo Alberto Alves Matias. Doutor em Sociologia pela Universidade de Campinas (UNICAMP), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bacharel em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como professor do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Iraldo Matias - Projeto e revolução: Do fetichismo à gestão, uma crítica à teoria do design

Projeto e revolução: Do fetichismo à gestão, uma crítica à teoria do design by editoriaemdebate