Reescrever o mundo com lápis e não com armas: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC – Jéferson Dantas

Sinopse
O trabalho de Jéferson Dantas busca investigar a experiência da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz (CE/FMMC) em Florianópolis (SC) e o seu significado histórico, a partir da análise das contradições e os desafios dessa experiência na articulação e mobilização de suas escolas associadas; na aproximação com a vida e o trabalho dos homens, das mulheres, dos jovens e das crianças que habitam os territórios do Maciço do Morro da Cruz, num contexto permeado pela violência e pela criminalização; e a relação estabelecida com o Estado e suas políticas no campo educacional, assim como suas estratégias de formação continuada docente. Mas, mais do que isso, os desafios pedagógicos da CE/FMMC são apresentados como possibilidades concretas e factíveis para uma educação que possa avançar para além do institucional e, especialmente, para além da escola burguesa.

Jéferson Dantas.
Natural de Bagé (RS), é historiador e doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem se dedicado à pesquisa sobre a formação de professores na educação básica, movimentos sociais contemporâ-neos, estudos do currículo escolarizado e à publicação de livros didáticos. É professor concursado no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do Centro de Ciências da Educação da UFSC. E-mail: clioinsone@gmail.com.

Capa

Clique no link para fazer o download:

Visualização (ISSUU):

Visualização (Scribd):